GUARAJUBA

WhatsApp Image 2021-09-14 at 15.33.36 (1).jpeg
LOGO NOVA EU AMO GUARAJUBA .png

Bairro Planejado

 

A apenas 42 km da capital baiana, Guarajuba transborda os corações dos moradores e dos que estão só de passagem. Com mais de 4 mil (quatro mil) residências e seus 15 condomínios, fomenta toda região e  adjacências gerando mais de 20.000 (vinte mil) empregos diretos e indiretos. Com segurança 24h, é considerado o bairro mais organizado do Litoral Norte da Bahia, se tornando referência para os demais da Costa de Camaçari, e um dos bairros mais planejados do Brasil. 

História

 

Andar por Guarajuba é contemplar uma fusão perfeita entre a natureza e o desenvolvimento, o público e o privado, o histórico e o contemporâneo. Seu nome é originado do tupi-guarani, “garça dourada”, em alusão a coloração marrom das aves muito presentes no local, que com o reflexo solar, suas penas ganham uma linda cor reluzente dourada. Das heranças indígenas aos apelos gastronômicos e culturais, a região de Guarajuba é um destino completo para quem quer lazer, diversão, esporte ou tranquilidade.

 

E esse pedaço de paraíso já era bem frequentado desde a época do Descobrimento. Enquanto o primeiro núcleo de habitantes que deu origem ao atual Município de Camaçari abrangia terras ocupadas por indígenas e aldeados pelos jesuítas, em 1562, as terras de Guarajuba ainda eram território  dos guaranis e faziam parte do maior latifúndio que se tem notícia no mundo, englobando 800 mil quilômetros quadrados de terras – de Salvador até o Maranhão, tendo como sede a Casa da Torre de Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real, tendo a missão de fundarem a cidade de Salvador.

 

Com a abolição da escravatura e esse enorme latifúndio sendo desmembrado, as primeiras intervenções para ocupação de Guarajuba tiveram início com uma fazenda de cultivo de cocos e formação de uma vila de pescadores, fato que pode ser confirmado pelas pessoas que visitam o local, pois os descendentes desses homens que tiravam sua renda do mar, ainda são vistos à beira da Praia do Porto de Guarajuba, na Associação dos Pescadores.

 

As primeiras casas chegaram à terra das garças douradas no final da década de 70, quando houve o loteamento dos terrenos. Ainda sem infraestrutura, sendo apenas um destino de descanso e veraneio, Guarajuba deu os primeiros sinais de crescimento econômico e turístico em 1982, com a criação do primeiro condomínio (Condomínio Paraíso), fincando assim, a cultura condominial na região. Com o surgimento de novos condomínios, em 1987 estruturou-se a ASCON (Associação dos Condomínios e Moradores de Guarajuba), responsável pela organização até os dias atuais, fazendo com que Guarajuba seja um bairro de destaque em todo o Brasil.

Localização

 

Situada a 42 Km do Aeroporto de Salvador, localizada na Costa de Camaçari, a praia de Guarajuba é uma das mais visitadas do Litoral Norte da Bahia. Estando 12Km antes da Praia do Forte e à 39Km antes da Costa do Sauípe.

Como Chegar?

mapa_costa_dos_coqueiros_edited.jpg

Praia Bandeira Azul

 
WhatsApp Image 2022-01-26 at 14.17.50.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-26 at 14.17.56.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-26 at 14.17.57.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-26 at 14.17.54.jpeg

Bandeira Azul

 

O selo Bandeira Azul é um programa de reconhecimento internacional que certifica as praias e marinas  que possuem elevado grau de gestão ambiental. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. 

 

Dessa forma, as praias que recebem a Bandeira Azul são reconhecidas internacionalmente como lugares que se preocupam com a preservação do meio ambiente e oferecem condições de balneabilidade. Desde 2018, Guarajuba faz parte do programa, como projeto piloto. Em 2019, a praia recebeu a aprovação e foi confirmada no mapa mundial do Bandeira Azul, recebendo a validação também nos anos seguintes.

 

Em 2021, pela terceira temporada consecutiva, a Praia de Guarajuba conquistou o selo ecológico. Após deliberação dos juris nacional e internacional, a faixa de praia que fica no Condomínio Paraíso recebeu a certificação ambiental e sustentável na temporada 2021/2022.

 

As análises da água, estrutura de segurança em torno da praia e manutenção das condições ambientais adequadas, são frutos de uma parceria que envolve o Condomínio Paraíso, condôminos, Associação de Moradores de Guarajuba (Ascon), Prefeitura de Camaçari e Cetrel.

Fotos

 

Um espaço voltado para registros fotográficos da região.​

Vídeos

 

Um espaço voltado para projetos visuais e registros da região.​

Guarajuaba cada vez mais linda!
00:45
Eu Amo Guarajuba
01:55
GUARAJUBA IMOBILIÁRIA
00:44
Guarajuba Shopping
01:18
Praia de Guarajuba - Bar do Carlinhos
01:56
Kiosk Garça Dourada
01:08
Praia do Caribinho
00:11